Como adquirir as galinhas de raças autóctones.

As galinhas de raça autóctones (Pedrês Portuguesa, Branca Portuguesa, Amarela Portuguesa e Preta Lusitana) estão pela responsabilidade da entidade AMIBA.

Fotografia Amiba
A AMIBA - Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã tem como objetivos estatutários, a preservação, melhoramento, criação e comercialização de animais desta e de outras raças autóctones.



É recorrente ser contactado via e-mail a perguntar como adquirir as galinhas de raças autóctones. Diversas pessoas com interesse procuram as raças e acabam por comprar a supostos criadores que não estão certificadas pela AMIBA e assim muitas vezes acabam por comprar "gato por lebre".

No futuro deixamos a melhor forma para comprar a criadores que estão sobre tutela da AMIBA.


O primeiro passo é contactar a AMIBA pelos contactos disponíveis em www.amiba.pt


AMIBA - DEPARTAMENTO DAS GALINHAS AUTÓCTONES
PEDRÊS PORTUGUESA, PRETA LUSITÂNICA, AMARELA E BRANCATelf.: (+351) 253 559 726e-mail: galinhas@amiba.pt
Secretária Técnica:Virgínia Ribeiro:(Eng.ª): virginia.ribeiro@amiba.pt, Telfs. 253 559 726
Técnicos de campoCristiano Vieira (Eng.º): cristianovieira9@hotmail.com, Telf. 253 559 726


Nesse contacto deve solicitar a lista atual de criadores disponível e aguardar que essa lista seja facultada.

Após receber a lista deve de procurar o criador mais próximo da sua localização para facilitar a cedência de aves caso o criador tenho aves para cedência.

Mesmo que seja um criador da lista deve de estar bem informado do padrão da raça

A forma mais correta de adquirir as aves é na fase de adultos. Aos 6 meses a Pedrês Portuguesa está na sua plenitude podendo ser avaliado o seu padrão, postura e condições de saúde.

Esta é a maneira mais credível de obter aves certificadas e de criadores certificados pela a entidade que tutela as quatro raças de galinhas autóctones a AMIBA

Adquirir aves fora deste contexto pode resultar na banalização da raça por criadores focados em objetivos meramente de comércio,  promovendo o inverso do que se pretende com este projeto da recuperação das raças bem como adquirir aves em que nada tem a ver com o pretendido definido na recuperação, melhoramento e preservação das raças de galinhas autóctones.

Sem comentários:

Enviar um comentário